(34) 3213-6699
O ar condicionado é um sistema desenvolvido especificamente para o conforto do usuário. Tanto o ar condicionado residencial quanto o ar condicionado automotivo são equipamentos que regulam a temperatura interna dos ambientes reduzindo o impacto do calor. No automóvel, o sistema de ar condicionado tem uma importância maior, pois, diferente de uma residência, que é projetada para inibir a ação do calor através dos materiais utilizados em sua construção, no automóvel esta ideia fica limitada. Um veículo tem como sua principal utilidade a locomoção e para tanto utiliza materiais e projetos específicos para este fim, ficando para um segundo plano os itens de conforto.
Assim, como os veículos não foram feitos para nos proteger do calor foram criados dispositivos que pudessem amenizar a exposição dos motoristas ao clima. E o ar condicionado automotivo é um destes dispositivos. Assim sendo, para o melhor aproveitamento deste dispositivo são necessários alguns cuidados, principalmente com a manutenção preventiva, cuidados estes que podem ser resolvidos com uma visita periódica (anual) a uma oficina especializada, como a nossa. Desta forma seu veiculo ficará livre de alguns inconvenientes trazidos pelo uso do ar condicionado automotivo, tais como as alergias respiratórias.
O sistema de ar condicionado automotivo mal conservado contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar condicionado de seu carro está preparado para reter as micropartículas, fungos, bactérias, mofos e ácaros, até certo ponto. Devendo, para ter total eficiência, ser trocado periodicamente.
A falta de limpeza e manutenção do sistema de ar condicionado automotivo acabam tornando o ambiente insalubre, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esse micro-organismo.
1) O aparelho de ar condicionado automotivo capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no automóvel. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante (R12 ou R134A). Nesse processo, o ar é desumidificado, ou seja, perde umidade.
2) Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar quando não recebem manutenção e troca do filtro a sujeira vai se acumulando dentro deles.
Doenças
O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros comuns em sistemas de ar condicionado automotivo sem manutenção, permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.
As doenças do aparelho respiratório que podem ser agravadas por infecções do ar condicionado automotivo sujo são: sinusite, rinite, otite, amidalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir doenças causadas sistemas de ar condicionado automotivo é a manutenção constante. Nesta manutenção devem constar a troca dos filtros de pólen, a limpeza dos dutos de ventilação e a higienização com bactericida. É preciso, portanto, evitar o contato com os causadores das doenças.
Estatísticas
É um filtro de extrema importância nos sistemas de Ar Condicionado Veicular. Esses sistemas têm como inimigas várias substâncias que provocam sérios problemas e comprometem o perfeito funcionamento do Ar Condicionado.
A umidade em contato com o gás refrigerante forma um ácido que provoca corrosão e vazamentos, diminui a capacidade de refrigeração e compromete o desempenho de outros componentes. Portanto uma correta manutenção é indispensável para evitar a umidade indesejada e, uma boa manutenção começa com a substituição do filtro em períodos adequados.
Os Filtros Desumidificadores promovem a secagem do ar e a retenção das partículas nocivas, garantindo o perfeito funcionamento do sistema de Ar Condicionado, aumentando sua vida útil.
Período de troca:
Filtro acumulador ou filtro secador são artigos descartáveis da mesma forma que filtro de óleo, combustível e filtro do ar. Para se obter melhor performance e durabilidade de seu Ar Condicionado, o período de troca deve ser anual ou em qualquer manutenção do sistema de A/C do veículo.
Por que trocar?
Ao longo da vida útil do produto, o meio filtrante torna-se altamente carregado de contaminantes como água e óleo, reduzindo a eficiência na absorção da umidade e causando entupimento na passagem do gás. Isto pode acarretar vazamentos, perda de rendimento, quebra do compressor e consequentemente um maior custo financeiro para reparar o sistema. Além disso ajuda na preservação do meio ambiente, pois evitando vazamentos o gás não será lançado na atmosfera, e por consequência não contribui para o aumento do efeito estufa.
Como trocar?
Procure sempre uma oficina especializada em Ar Condicionado Automotivo. Possuímos profissionais capacitados para orientar sobre quais procedimentos são necessários.
O ar condicionado vem sendo usado em um número cada vez maior de automóveis. Vários fatores têm influenciado este aumento. Além do preço mais baixo, a questão do conforto também faz o motorista preferir enfrentar o trânsito sem ter de suportar o desgaste com o calor tropical típico de boa parte do país, e o barulho ensurdecedor dos grandes centros urbanos, já que nesse caso, as janelas podem ficar fechadas.
Para aqueles que gostam de estrada e economia
Além desses motivos, com o vidro do automóvel aberto, o vento entra pelas janelas e "segura" o carro, principalmente quando ele está em velocidade alta, provocando o chamado "arrasto". Isso faz com que o motor seja mais exigido, com desgaste e consumo de combustível maior. Hoje é até difícil ver carros com quebra-vento. O brasileiro leva em conta que com os vidros fechados, o carro tem menor arrasto. Há mais economia de combustível e menor desgaste do motor.
Além disso, com o ar condicionado, você não perde performance do veículo, os sistemas estão mais modernos e há revistas especializadas em automóveis que já fizeram testes e esse "mito" já não existe mais.
Voltar ao TopoSegurança
O aumento da criminalidade também conta - muita gente prefere poder dirigir com os vidros fechados e, assim, evitar assaltos nos faróis, e o incômodo de vendedores e panfletagem.
Qualidade de vida
Um fator muito importante é a qualidade de vida que o ar condicionado proporciona aos usuários de veículos automotivos. A satisfação de estar em um ambiente confortável, sem barulho, evitando respirar poluição do ar, como a fumaça de caminhões, ônibus e automóveis, tem influenciado muito aos usuários de ar condicionado automotivo a utilizá-lo cada vez mais, reduzindo o stress, principalmente para aqueles que tem o seu veículo como uma ferramenta de trabalho.
Operação do Ar Condicionado
1) Abra um dos vidros até que o ar quente do interior do carro seja removido. Após, feche o vidro e selecione a gosto a ventilação desejada.
2) Coloque em funcionamento o ar condicionado pelo menos uma vez por mês, durante alguns minutos, para que não ocorra ressecamento dos anéis de vedação e principalmente do selo de vedação do compressor, causando consequentemente vazamento do gás refrigerante.
3) Quando ocorrer o embaçamento do para-brisa pelo lado interno, acione o ar condicionado e direcione o fluxo de ar para a posição para-brisa, desta forma o desembaçamento ocorrerá rapidamente.
4) Quando ocorrer o embaçamento do para-brisa pelo lado externo, para evitá-lo, direcione o ar para os difusores frontais, isto ocorre, quando o ar externo encontra-se excessivamente úmido e quente e a temperatura do ar na saída do difusor do para-brisa muito fria.
Voltar ao TopoO sistema de ar condicionado só opera com o motor em funcionamento. Para obter rendimento maior de seu ar condicionado feche a recirculação, deixando que o mesmo ar que está dentro do veículo seja refrigerado várias vezes. Mas para evitar que o ar de dentro do veículo fique "viciado" recomendamos a abertura da recirculação ou alguma janela em intervalo de tempo a sua escolha, veja bem, quanto mais pessoas estiverem dentro do carro, deve-se renovar o ar com maior frequência.
Torne hábito fazer uma revisão geral preventiva em seu ar condicionado pelo menos uma vez por ano, pois ele foi fabricado para durar muito tempo e lhe proporcionar conforto e satisfação.
Durante o inverno ou nos períodos em que o aparelho não seja utilizado pelo menos uma vez por semana, a fim de evitar danos no sistema, pois junto com o gás circula um óleo lubrificante do compressor que também evita ressecamento nos anéis de vedação e nas mangueiras.
Não esqueça:
Antes de operar o sistema de ar condicionado devemos nos preocupar com alguns detalhes:
O líquido refrigerante (gás) não é perecível, ou seja, não possui prazo de validade, exceto se houver algum vazamento causado por desgaste ou acidente fazendo com aja fuga deste produto.
Não é possível também completar o gás, pois o sistema trabalha com a quantidade exata necessária, e não há como determinar a quantidade disponível no equipamento.